sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA - SNCT

Na quarta-feira, 17, aconteceu o encontro dos professores das escolas municipais de Volta Redonda com os professores e alunos envolvidos no projeto de Educação Ambiental. O encontro se deu na mesma semana que a UFRJ promove uma jornada de atividades voltadas à ciencia e tecnologia. A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e tem como parceiros instituições de pesquisa científica e tecnológica, universidades, centros e museus de ciência e tecnologia, escolas, associações científicas, além de Governos Estaduais e Municipais.

O tema principal será: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Serão promovidas e estimuladas em todo o país, atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

O objetivo da SNCT 2012 será debater em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas sócio-econômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável. A SNCT 2012 será, ainda, uma oportunidade importante para se discutir nacionalmente os resultados e avanços da Rio + 20.

Programação completa: aqui.

Breve as fotos*